Em fevereiro de 2019 a Secretaria do Estado registrou um caso de Febre Amarela em Ribeirão Branco, apontando como um caso importado, isto é, quando a doença é contraída em outro município e o paciente passa em consulta em outra cidade.

Esta é uma região de grande parte constituída por zona rural e grandes matas. Em decorrência disso é muito comum que nessas áreas apareçam casos do vírus.

Trata-se de um caso isolado e a Secretaria Municipal de Saúde não mediu esforços para a conscientização dos cidadãos sobre a doença e seus riscos.

Foram distribuídos panfletos e cartazes de conscientização sobre o vírus e realizada uma intensa campanha de prevenção e vacinação com busca ativa de pessoas que ainda não haviam tomado a vacina, principalmente na zona rural e lugares de difícil acesso.

Foi alcançado um total de 1351 carteiras de vacinação atualizadas e após as intensificações ficou evidente que grande parte da população já está vacinada, já que houveram campanhas realizadas anteriormente.

Em janeiro de 2020, a TV Tem entrou em contato para realizar uma entrevista acerca do tema. Abaixo, está disponível um trecho da entrevista concedida pelo Secretário de Saúde, onde expôs informações sobre o caso específico e as ações preventivas realizadas pela Secretaria de Saúde no município.

Links:

Lista de municipios com recomendação de vacinação de febre amarela – Ministério da Saúde

Febre amarela: sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção – Ministério da Saúde

Assista a entrevista abaixo:

• Post category:Campanhas